Home / GoPro / Drone Karma GoPro – Leia antes de comprar – Review

Drone Karma GoPro – Leia antes de comprar – Review

O Karma GoPro é a primeira incursão da GoPro no mundo dos drones, tendo sido lançado originalmente em novembro de 2016.

PREÇOS DO GOPRO KARMA NO BRASIL e IMPORTADO
Consultar
VER NA LOJA
Consultar
VER NA LOJA
(+-)Consultar
VER NA LOJA
A combo completo do GoPro Karma consiste no próprio drone, uma bateria recarregável, um carregador, um controle remoto com tela sensível ao toque de 5 polegadas, um suporte para cardan Karma Grip, uma câmera GoPro Hero 5 Black e o Karma Case, uma mochila acolchoada  e resistente para transporte.

Mas com rivais como o DJI Mavic correndo (ou melhor, voando)  no mercado, o Karma tem o que é preciso para subir em listas de compras de drones?

Drone GoPro Karma – Design

O Karma Drone, construído em plástico resistente e pesando 1,06 kg, é maior que rivais como o DJI Phantom 4 e o Mavic Pro, mesmo com seus quatro braços de hélice dobrados. Muito disso se deve ao seu design de baixo perfil: a GoPro coloca o suporte e a câmera no nariz da aeronave em vez de pendurá-la por baixo.

Essa escolha foi feita por dois motivos: primeiro, ela ajuda a manter as hélices fora do alcance quando você está gravando imagens (elas se arrastam para o quadro às vezes, mas não com a mesma frequência que, digamos, um Phantom 4) e segundo , permite que a mochila Karma Case seja igualmente fina, facilitando o transporte e o armazenamento.

Drone GoPro Karma

A mochila despretensiosa e elegante tem espaço para o Drone Karma , Karma Grip, controlador, carregador, algumas hélices extras e é revestida com espuma na tampa para manter tudo no lugar e bem protegido. É durável, confortável de usar, leve e possui até mesmo uma montagem universal GoPro em uma das alças de ombro; anexe o Karma Grip e você tem uma câmera de corpo estabilizada.

Quanto aos outros itens, eles são similarmente bem feitos. O controlador se abre como uma concha para revelar uma tela touchscreen, nítida e compacta e é construída de um plástico fosco e resistente, sendo de fácil manuseio. Também possui um volante (localizado para o dedo indicador esquerdo) para controlar o tom da câmera e botões (localizados para o dedo indicador direito) para o obturador da câmera e o modo de disparo.

O controle fica confortável na sua mão, com seus controles simples bem posicionados para o polegar, enquanto desbloquear e transferir o gimbal e a câmera em frente ao drone requer apenas algumas torções e alguns segundos.

Por fim, há a câmera GoPro Hero 5 Black. É à prova d’água, é claro – mas o drone não é e não deve ser voado na chuva. Você também pode usar câmeras Hero 2 Black ou Silver antigas com o drone Karma ou Grip, mas isso exigirá que você invista em um chicote opcional para o gimbal.

Avaliação do drone GoPro Karma

No geral, é uma coleção de equipamentos bem projetada e bem construída que se encaixa em uma bolsa leve e compacta. Não é tão compacto e leve quanto, digamos, quanto ao DJI Mavic Pro.

GoPro Karma – Recursos

Os drones DJI vêm com sensores voltados para baixo e para frente para ajudá-los a voar firmemente dentro de casa e evitar a batida em obstáculos, bem como o sistema de comunicação de longo alcance baseado em rádio da DJI. O Karma parece muito pouco equipado em comparação: uma dependência do GPS para voos estáveis ​​significa que ele requer controle manual total para voar dentro de casa (eu certamente não recomendaria, exceto dentro de um enorme salão ou hangar), e não há detecção de colisão.

O Karma possui decolagem e aterrissagem automáticos – basta tocar em um ícone na tela sensível ao toque para levantar / aterrar – e uma função de retorno para casa que entra em ação quando a bateria está fraca ou o drone está fora do alcance de controle. O último acontece com bastante frequência, porque a dependência de Wi-Fi para controle significa que o alcance do voo é muito menor do que com os controlados por controle remoto da DJI.

O Mavic Pro, por exemplo, pode voar a mais de um quilômetro da sua posição (DJI cita 7 quilômetros como o alcance máximo), mas o Karma geralmente atinge seus limites em cerca de 1000 metros.

Durante o voo, o Drone conta com a transmissão de vídeo ao vivo para a tela do controlador, dando ao piloto uma visão de “cockpit”. A curto alcance, a qualidade de imagem deste feed é nítida e intensa, mas degrada rapidamente quanto mais longe você voa. Mais uma vez, parece um passo atrás do sistema de transmissão da DJI.

Surpreendentemente, o Karma não tem nenhum tipo de modo “siga-me”. Muitos drones são capazes de realizar uma espécie de piloto automático que rastreará e filmará o usuário automaticamente do ar, mas não há nada como isso aqui – uma decepção, dada a utilidade desse recurso para esportistas que querem fazer suas próprias filmagens.

O que ele tem são quatro modos de Disparo Automático, que permitem que ele seja configurado para voar automaticamente ao longo de um conjunto de rotas (circular, em linha reta, etc.), deixando o piloto livre para se concentrar no trabalho de câmera. Estes podem ser úteis, mas eles são somente a base do que deveria ser esperado de um drone nesta faixa de preço.

Outra área em que fica aquém de seus contemporâneos feitos por DJI é a duração da bateria. Enquanto o Karma Grip e o controle têm resistência decente, a bateria do drone GoPro Karma dura menos de 20 minutos, geralmente exigindo um retorno para casa em torno da marca de 17 a 18 minutos. Carregar totalmente a bateria demora cerca de uma hora. O Mavic Pro pode permanecer no ar por mais de 25 minuto, e a bateria também carrega um pouco mais rápido.

GoPro Karma – Performance

O Karma Drone é simples e fácil de pilotar, mesmo que você seja novato em drones. A ajuda automática de decolagem e aterrissagem, assim como a estabilização automática derivada de GPS ajudam os menos experientes ou confiantes. Contudo, mesmo se você confiar apenas nos comandos manuais, a capacidade de resposta do drone permite uma pilotagem segura.

Câmera do GoPro Karma

O gimbal consegue manter o nível da câmera durante o voo e, combinado com o pitch-wheel, permite filmagens lisas e firmes – exatamente o que você quer de uma câmera de vídeo GoPro. Também não podemos reclamar da qualidade da qualidade de imagem do Hero 5 Black: sejam os stills de 12MP (que podem ser reproduzidos como JPG ou RAW), os clipes 4K de 30fps, 60fps Full HD mais lisos ou a super câmera lenta 120fps ou 240fps, tudo parece tão bom quanto qualquer coisa de rivais com preços similares.

O fato de você poder soltar a câmera e usá-la em dezenas de outras maneiras também vale a pena, já que é uma opção que você não encontrará em muitos rivais.

Drone GoPro Karma – Especificações Técnicas

Velocidade máxima 15 m/s (35 m/h)
Distância máxima Até 3.000m (9.840ft)
Altitude máxima de voo 3.200 m
Resistência máxima ao vento 10 m/s (22 m/h)
Frequência operacional 2,4 GHz
Dimensões (aberto/sem hélices) Comprimento: 303mm (12 polegadas)
Largura: 411mm (16,2 polegadas)
Altura: 117mm (4,6 polegadas)
Dimensões (dobrado/transporte) Comprimento: 365,2mm (14,4 polegadas)
Largura: 224,3mm (8,8 polegadas)
Altura: 89,9mm (3,5 polegadas)
Comprimento da hélice 25,4 cm (10 polegadas)
Peso 1006g (35,5oz)
Controlador Karma

Tamanho da tela 12,7 cm (5 polegadas)
Resolução da tela 720p
Brilho da tela 900 nits
Vida útil da bateria 4 horas
Frequência operacional 2,4 GHz
Peso 625g (22oz)
Porta de carregamento USB-C
Bateria Karma

Dimensões Comprimento: 201,3mm (8 polegadas)
Largura: 91,62mm (3,6 polegadas)
Altura: 42,7mm (1,75 polegadas)
Peso 545g (19,3oz)
Tempo de voo Até 20 minutos
Classificação 14,8V 5100mAH (75,4Wh)
Tipo de bateria Li-Po
Carregador Karma

Classificação 16,8 V 5 A
Tipo de cabo Conector USB-C personalizado
da Bateria Karma
Tempo de carregamento para a Bateria Karma 1 hora
Tempo de carregamento para o Controlador Karma 2,5 horas
Tempo de carregamento para o Karma Grip 2 horas
Tipos de plugues para os EUA A
Tipos de plugues para Europa + Oriente Médio + África C, G
Tipos de plugues para Austrália + Nova Zelândia A, I
Tipos de plugues para Hong Kong + Cingapura C, G
Tipos de plugues para Japão + Coreia A, F
Estabilizador Karma

Amplitude de movimento -90° a 20°
Compatibilidade da câmera HERO6 Black, HERO5 Black, HERO4 Black/Silver (suporte necessário, vendido separadamente).
Peso 230g (8oz)
Número de eixos 3
Alça Karma Grip

Dimensões Comprimento: 205mm (8 polegadas)
Largura: 43mm (1,7 polegadas)
Altura: 43mm (1,7 polegadas)
Vida útil da bateria 1,75 horas
Peso 244,6g (8,62oz)
Porta de carregamento USB-C

Vídeo do drone GoPro Karma

 

 

Inscreva-se hoje: Inscreva-se em nossa lista de leitores e receba novidades exclusivas.
Não se preocupe, jamais divulgaremos seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares