Home / DJI / Drone DJI Spark é bom? Avaliação – Review

Drone DJI Spark é bom? Avaliação – Review

Os drones estão ficando menores e mais acessíveis do que nunca, mas poucos ainda alcançaram muito sucesso. O drone DJI Spark espera ser a primeira a deixar sua marca com uma combinação de recursos compactos, automatizados e um preço acessível.

PREÇOS DO DJI SPARK NO BRASIL e IMPORTADO
Consultar
VER NA LOJA
Consultar
VER NA LOJA
(+-)
Não maior do que a lata de refrigerante e provavelmente menor do que o smartphone grande, o DJI Spark é um exemplo incrível de como pequenos drones podem ser bons. Embora pequeno, esse drone vem repleto de tecnologia, incluindo detecção de obstáculos, GPS, estabilização e a capacidade de reconhecer gestos de mão como comandos de voo.

Drone DJI Spark: preço

Com um preço inicial de US $ 499, o DJI Spark é o drone mais acessível da empresa.

Dito isto, por 500 dólares você só está recebendo o drone sozinho sem um controle remoto. Se você quiser o controlador físico, que aumenta o alcance do drone, isso significará um adicional de $ 149. Alternativamente, o combo completo (FLY MORE COMBO) custa em torno de US $ 699 é fornecido com o controle remoto, um conjunto de hélices de reposição, uma bateria adicional, um hub de carregamento de bateria e uma bolsa de ombro.

Drone DJI Spark - Avaliação - Review

Caracterísitcas do drone DJI Spark

Medindo uns escassos 143 x 143 x 55mm e 300 gramas, o mini drone é algo que você pode colocar facilmente em qualquer bolsa.

A DJI Spark também vem em uma pequena caixa de espuma que não é maior do que uma caixa de fone de ouvido. A caixa de armazenamento incluída também possui compartimentos para quatro hélices de substituição e duas baterias extras.

Além de seu pequeno tamanho, o Spark é o primeiro drone da DJI a ser oferecido em uma variedade de cores: Alpine White, Sky Blue, Meadow Green, Lava Red e Sunrise Yellow.

Em termos de aparência, o Spark é muito parecido com um DJI Mavic Pro e isso não deveria ser uma surpresa. Tem um corpo angular muito semelhante com uma câmera pendurada logo abaixo da matriz do sensor frontal.

Uma diferença fundamental do Spark é que seus braços não se dobram no drone como o Mavic Pro e o Drone GoPro Karma. A boa notícia é que você pode dobrar as hélices para torná-lo um pacote menor e essas pás do rotor também travarão na posição de vôo quando começarem a girar.

Ao contrário da maioria dos outros drones, o DJI Spark tem pés curtos em vez de trem de pouso estendido. Isto é em parte para manter o drone tão pequeno quanto possível enquanto também o torna confortável o suficiente para segurar quando aterrissar o drone na sua mão. Dito isso, os minúsculos pés do Spark dificultam a aterrissagem em superfícies irregulares e rochosas.

Construção e manuseio

O DJI Spark pode ser pequeno, mas seu corpo principal parece denso e sólido como um tijolo.. Com quase zero costuras visíveis ao longo do corpo do drone, é claro que a maior parte da fuselagem do Spark é moldada a partir de uma peça sólida de plástico.

Decolar com o DJI Spark leva apenas alguns segundos de configuração com a fixação dos protetores da hélice, ligando-o e ligando-o ao seu smartphone através do aplicativo DJI Go 4.

Alternativamente, você pode controlar e comandar o DJI Spark apenas  com gestos manuais através do novo recurso chamado PalmControl.

Embora o PalmControl seja bastante intuitivo, também é muito complicado se você quiser fazer algo além dos comandos básicos de navegação. Você tem que acenar para o drone do jeito certo.

Funcionamento do DJI Spark

Contrariando seu pequeno tamanho, o DJI Spark vem com motores potentes que o tornam ágil no ar. No entanto, ao mesmo tempo, o Spark visivelmente se esforça para pairar na presença de uma brisa pesada. Isso é especialmente problemático, já que o gimbal da câmera não consegue se articular o suficiente para compensar o drone inclinado e fornecer uma linha firme de imagem

Falando de modos automátivos, DJI também introduziu quatro novas manobras de vôo automáticas chamadas Quickshots, que são muito parecidas com Drone GoPro Karma.

Além dos novos recursos, os modos de voo inteligentes DJI retornam ao Spark incluindo o TapFly para navegar automaticamente para os pontos predefinidos. O ActiveTrack, que mencionamos anteriormente, programa o drone para fazer o melhor para mantê-lo na mesma posição no quadro, evitando obstáculos enquanto voa.

Dito isso, você não deve se tornar excessivamente confiante na inteligência do DJI Spark.

Enquanto o DJI Spark vem com tecnologia de detecção de colisão como parte de seu sistema FlightAutonomy, muitos desses sensores estão voltados apenas para a frente. O conjunto de sensores para evitar obstáculos consiste apenas de uma câmera principal e um Sistema de Detecção 3D voltado para frente.

Enquanto isso, o sistema de visão voltado para baixo, GPS (Global Positioning System) de duas bandas, GLONASS (Sistema Global de Navegação por Satélite) e uma unidade de medição inercial de alta precisão ajudam o drone a navegar e dizer onde ele está voando.

Alcance de voo DJI Spark

Um dos nossos outros grandes problemas com o DJI Spark foi sua conectividade limitada, que se deve em parte ao seu tamanho pequeno, não permitindo uma antena Wi-Fi maior. Quando conectado a um smartphone, o alcance efetivo do drone é de apenas 100 metros. Em nossa experiência, o sinal começa a degradar em torno da marca de 50 a 75 metros.

Em áreas mais urbanas, voar a 35 m já causaria cortes no vídeo. Pior ainda, nosso controle sobre o drone seria intermitentemente interrompido, levando a movimentos bruscos ou manobras excessivamente exageradas.

Muitos desses problemas são resolvidos pelo controle remoto físico. No entanto, é uma compra adicional de US$ 149, se você não tiver adquirido o FLY MORE COMBO.

Com o controle, o alcance do drone vai para 2 km e o torna confiável. Todos os problemas de conexão que encontramos ao usar apenas o smartphone por si só desaparecem ao usar o joystick físicos.

Com o controle remoto, você também pode mudar o drone para o modo esportivo, o que aumenta a velocidade do drone.

Tempo de voo: duração da bateria

Outra desvantagem é que o DJI classifica a duração da bateria do Spark em 16 minutos, o que acaba sendo mais próximo de 12 minutos de tempo de vôo, já que você vai querer reservar um pouco para pousar com segurança. É a duração mais curta que vimos dos drones da DJI, mas ao mesmo tempo é impressionante para um drone tão pequeno.

Uma boa notícia é que o Spark também pode ser carregado através de sua porta microUSB. Mesmo com essa conveniência, você provavelmente precisará de uma bateria sobressalente (ou duas) se quiser fazer algo mais do que um rápido sobrevôo e algumas selfies.

Captura de vídeo do DJI Spark

Em termos de capacidades de gravação, a câmera principal é equipada com um sensor CMOS de 1 / 2,3 polegadas de 12 megapixels que pode capturar vídeo Full HD a 30p e 3.968 x 2.976 de resolução. Na frente do sensor digital há uma lente f2.6 de 25mm (equivalente a 35mm) que capta um campo de visão efetivo de 81,8 graus.

A resolução máxima de vídeo é um passo abaixo do DJI Mavic Pro e GoPro Karma, que podem gravar vídeo em resolução 4K. Nós diríamos que esta é uma desvantagem infeliz do preço de entrada.

Então, na verdade, é a estabilização eletrônica da imagem – em cima de um gimbal de dois eixos – que acaba consumindo pixels nas bordas e impede que o DJI Spark grave em 4K. A boa notícia é que toda essa estabilização elimina a maioria das vibrações causadas pelo voo do drone.

A espinha dorsal das capacidades de gravação de vídeo do DJI Spark é o aplicativo DJI GO 4, que cataloga cada parte do conteúdo que você captura com o drone. A partir daí, você pode selecionar clipes para serem combinados automaticamente nos rolos de destaque e compartilhá-los.

Drone DJI Spark – Especificações técnicas

  • Peso de Decolagem: 300g
  • Dimensões: 143 × 143 × 55mm
  • Distância Diagonal (hélices excluídas): 170mm
  • Velocidade máxima de subida: 3 m/s no modo esporte (sem vento)
  • Velocidade máxima da descida: 3 m/s no modo de pouso automático
  • Velocidade máxima: 50 km/h no modo Esporte (sem vento)
  • Máximo Serviço de teto acima do nível do mar: 13.123pés (4.000 m)
  • Tempo máximo de voo: Até 16 minutos | sem vento a uma velocidade consistente de 12,4 mph (20 km/h)
  • Tempo máximo pairando: 15 minutos (sem vento)
  • Faixa de temperatura operacional: 0° a 40° C
  • Sistemas de posicionamento por satélite: Gps / Glonass
  • Faixa de precisão do deslocamento:
  • – Vertical: +/- 0,1 m (quando o posicionamento da visão está ativo) ou +/- 0,5 m
  • – Horizontal: +/- 0,3 m (quando o posicionamento da visão está ativo) ou +/- 1,5 m
  • Potência do Transmissor (Eirp):
  • – 2,4 GHz: Fcc: 25 dBm Ce: 18 dBm Srrc: 18 dBm
  • – 5.8 GHz: Fcc: 27 dBm Ce: 14 dBm Srrc: 27 dBm
  • Frequência de operação: 2,400 – 2,483 GHz | 5,725 – 5,825 GHz

Vídeo do drone

Você viu, neste post, nossa avaliação sobre o drone DJI Spark.

 

Inscreva-se hoje: Inscreva-se em nossa lista de leitores e receba novidades exclusivas.
Não se preocupe, jamais divulgaremos seu e-mail.

Leia também

Drone DJI Mavic Pro é bom? Avaliação (Review)

Com a popularização cada vez maior dos drones para uso recreativo, os pilotos querem drones …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares