Home / DJI / Drone DJI Phantom 4 Pro – Tudo sobre

Drone DJI Phantom 4 Pro – Tudo sobre

A DJI continua a melhorar a sua linha de drones com o DJI Phantom 4 Pro. Este drone possui um sensor de imagem de 1 polegada com quatro vezes a área de superfície da câmera do Phantom 4. Ele captura imagens de 4K em até 60 fps e tira fotos Raw e JPG de 20MP.

PREÇOS DO PHANTOM 4 PRO NO BRASIL e IMPORTADO
R$ 10.999,00
VER NA LOJA
R$ 8.999,00
VER NA LOJA
(+-)
O Phantom 4 Pro é essencialmente idêntico ao padrão Phantom 4, quanto à estrutura física. É um quadcoptero branco com linhas elegantes e um bom acabamento.

Como o Phantom 4, a embalagem do Pro funciona como uma mala de transporte. É compacto e certamente uma solução prática, mas ele só tem uma pequena alça para transportar. Eu recomendaria investir em uma mochila ou em um case para melhor segurança.

Da mesma forma, o controle remoto fornecido com o Pro é essencialmente o mesmo que vem com o padrão Phantom 4. Ele inclui um clipe para smartphone ou tablet, sticks de controle duplo, mostradores de controle da câmera, botões traseiros personalizáveis, botões para pausar, voo automatizado e para trazer o Phantom de volta ao seu ponto de partida.

Onde comprar com garantia?

No momento de adquirir um drone é importante comprar em lojas de confiança, que tenham garantia, nós recomendamos a  Walmart (clique e veja).

Sensores do drone DJI Phantom 4 Pro

O Phantom 4 foi o primeiro drone DJI com sensores para evitar obstáculos na frente do drone  e esses mesmos sensores foram transferidos para o Mavic Pro. O Phantom 4 Pro adiciona sensores idênticos na parte traseira.

Existem também sensores voltados para baixo, como visto no Mavic Pro, que funciona com o sistema de posicionamento da visão existente para estabilizar melhor o voo de baixa altitude. O Phantom 4 Pro suporta o modo de voo que lê o solo e mantém uma altitude segura, mesmo quando voa sobre terras montanhosas.

Existem sensores infravermelhos nos lados esquerdo e direito. Estes não são tão bons quanto os sensores de obstáculos dianteiros e traseiros e não funcionam em todos os modos de voo, então não pense que você pode pilotar o Phantom 4 Pro em qualquer direção sem tomar cuidado com eventuais obstáculos.

Se você quiser aproveitar o reconhecimento de obstáculos nos quatro lados, você precisa voar no modo Iniciante ou Tripod. Ambos diminuem a velocidade de operação máxima e o modo Tripod possibilita ajustes muito finos.

O drone também possui um modo Sport, que aumenta a velocidade máxima para 45 mph, mas absolutamente nenhuma detecção de obstáculos estará habilitada.

Se este for seu primeiro drone, você deve passar algum tempo no simulador de vôo virtual antes de realmente voar. Incluído no aplicativo DJI Go smartphone, o simulador permite voar seu Phantom através de um mundo virtual. É um bom recurso para se acostumar com os controles.

Para o seu primeiro voo real, vá para um local aberto e sem obstáculos.

drone dji phantom 4 pro

Drone DJI Phantom 4 Pro : App

Uma vez que você tenha escolhido seu local de voo, certifique-se de que o firmware do Pro está atualizado e assegure-se de que tanto a bateria do drone quanto a do controle remoto estejam totalmente carregadas.

Uma vez que ele está ligado, dê ao Phantom um minuto para garantir que ele localize os satélites de GPS e para garantir que o ponto de decolagem esteja correto. O status do satélite é exibido no aplicativo DJI Go, assim como o ponto de partida. Se você estiver usando um smartphone, você verá um mapa como uma pequena janela incorporada no feed ao vivo. O toque duplo alterna entre ele e a visão da câmera. Os proprietários de Tablet sem acesso LTE não terão o mapa.

Controle de voo  – DJI Phantom 4 Pro

O Phantom 4 Pro é fornecido com um controle remoto grande e confortável. Aprenda a usá-lo. O stick esquerdo controla a altitude e gira a aeronave em torno de seu eixo. O stick direito voa para frente, para trás, para a esquerda e para a direita. A decolagem e a aterragem são automatizadas através do aplicativo.

O drone também possui modos de vôo automatizados e semi-automáticos, controlados através do aplicativo, mas você deve se sentir confortável com o controle manual antes de usá-los. Mesmo com todos os seus sensores e características de segurança, você nunca sabe quando precisará tomar o controle do drone para evitar um acidente.

DJI Phantom 4 Pro: modos de voo

Há várias opções de voo no app como Ponto de Interesse, Waypoint, Follow, Course Lock e Home Lock. Ponto de Interesse voa órbitas perfeitamente circulares sobre um ponto no espaço, mantendo a câmera fixa no centro durante todo o tempo. Waypoint reproduz repetidamente um voo entre vários pontos no espaço, mas você precisa primeiro rootear o caminho. Course Lock e Home Lock mudam a maneira como o Phantom responde aos sticks de controle. O course lock mantém o drone voando em uma determinada direção com base na orientação do nariz da aeronave quando ativado – isso permite que você gire o corpo e a câmera enquanto mantém o vôo em uma direção específica. O Home Lock ajusta os controles com base na posição da aeronave em relação ao controle remoto. Quando estiver ligado, puxar o stick da direita para você sempre trará o drone de volta para mais perto e empurrá-lo sempre vai se afastar de você, não importando para onde o nariz do drone esteja virado.

Performance

drone dji phantom 4 pro

O Phantom 4 Pro tem uma velocidade máxima de cerca de 30 mph em seu modo de vôo assistido por GPS, com o modo de evitar obstáculos acionado. Ao voar neste modo, você não verá os rotores no seu vídeo, mesmo que a câmera seja apontada para frente.

No modo sport você poderá voar em uma velocidade maior. Nesse modo, a função de evitar obstáculos não estará funcinando e você certamente verá os rotores no vídeo ao voar a toda velocidade para frente. DJI informa como velocidade máxima no modo sport 45 mph, e com alguma ajuda do vento, vi velocidades de cerca de 48 mph em meus registros de voos.

O alcance de operação é muito alto. Em um ambiente rural, eu passei o drone a 4.250 metros de distância da minha posição antes de obter qualquer tipo de interferência no feed de vídeo ao vivo. Em um ambiente suburbano, lotado de casas e sinais Wi-Fi, o Phantom voou 2.600 metros de distância do ponto de lançamento antes que o sinal de vídeo se tornasse irregular. O drone DJI Mavic Pro apresenta resultados superiores no que se refere à distância.

DJI Phantom 4 Pro: estabilização

O hardware interno – unidades de medição de inércia dual (IMUs), juntamente com a estabilização de satélite que utiliza GPS e GLONASS – são os mesmos do Phantom 4. O resultado é uma aeronave que está perfeitamente instalada. O voo interno, sem a ajuda do GPS, utiliza os sensores do Sistema de Posicionamento Visivo (VPS) voltados para baixo. Eles examinam o chão abaixo do drone e mantêm-se estáveis, embora sejam ineficazes quando voam sobre superfícies reflexivas.

DJI Phantom 4 Pro: Bateria – tempo de voo

A duração da bateria é boa. DJI diz que o Phantom 4 Pro tem 30 minutos de tempo de voo, que é um valor calculado em condições ideais. Em um uso mais normal, eu medi cerca de 25 minutos de tempo de voo, terminando com cerca de 8% de bateria. É uma melhoria modesta do Phantom 4, que apresentou cerca de 23 minutos de tempo de voo em nossos testes.

Qualidade de Vídeo e Imagem

Os sensores de obstáculos extras não são grandes motivos, mas a verdadeira razão para optar pelo Phantom 4 Pro sobre o padrão Phantom 4 é a câmera. O Pro usa uma câmera de vídeo totalmente nova com um sensor de imagem de 1 polegada, gravação de vídeo 4K com até 60p e captura de imagem Raw e JPG de 20MP. O tamanho do sensor de 1 polegada provou ser um formato muito capaz em câmeras compactas como o Sony Cyber-shot DSC-RX100.

A razão é simples. O sensor de 1 polegada é cerca de quatro vezes o tamanho da classe mais típica de 1 / 2.3 polegadas utilizada pela maioria dos drones (incluindo a série Phantom 3 e o Phantom 4), smartphones e câmeras comuns. Você terá mais pixels no sensor – 20MP – mantendo a imagem sólida, a qualidade do vídeo em ISO maiores e capturando mais detalhes nas imagens do que você pode com um sensor menor.

As opções de gravação de vídeo são vastas. Se você quiser capturar o DCI 4K de alta resolução, normalmente usado para produções de cinema devido à sua relação de aspecto de 2: 1, o vídeo pode ser filmado em 24, 25 ou 30 fps. Se você usar na UHD, 4K em formato 16: 9, você pode escolher entre 24, 25, 30 ou 60fps. Todas as imagens de 4K são compactadas a uma taxa de bits de 100Mbps, usando a compressão H.264. Você também pode usar o codec H.265 mais moderno e eficiente, mas você perderá a capacidade de gravar imagens de 4K em 60 fps se fizer isso.

Se 4K for demais para o seu sistema, você pode gravar em 2.7K (1530p) em taxas de quadros padrão de até 30 fps a 65Mbps, ou a 48, 50 ou 60fps a 80Mbps. As imagens de 1080p são compactadas em 50Mbps até 30fps, a 65Mbps até 60fps e a 100Mbps a 120fps. Você também possui uma opção de 720p, em 25Mbps até 30fps, 35Mbps até 60fps e 60Mbps até 120fps. Todas estas configurações estão disponíveis em H.264 ou H.265, e você tem a escolha de formatos de MOV ou MP4.

O sensor maior, juntamente com a taxa de bits mais alta – faz do Phantom 4 pro o melhor nas imagens 60Mbps de 4K. O resultado é um vídeo que é mais nítido e mostra mais detalhes do que você obtém do Phantom 4 ou do Phantom 3 Professional.

Vídeo do drone

Apresentamos, nesse posts, informações e especificações técnicas do drone DJI Phantom 4 Pro.

 

Inscreva-se hoje: Inscreva-se em nossa lista de leitores e receba novidades exclusivas.
Não se preocupe, jamais divulgaremos seu e-mail.

Leia também

Drone DJI Mavic Pro é bom? Avaliação (Review)

Com a popularização cada vez maior dos drones para uso recreativo, os pilotos querem drones …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares