Home / 3DR / Drone 3DR Solo – Avaliação no Brasil (Review)

Drone 3DR Solo – Avaliação no Brasil (Review)

A 3DRobotics projetou o drone 3DR Solo especificamente para fazer fotos e vídeos aéreos e equipou-o com uma variedade de modos de voo autônomos que facilitam a captura de cenas cinematográficas e com aparência profissional.

Características – Drone 3DR Solo Brasil

Drone 3DR Solo - Avaliação no BrasilPara começar, o Solo é o único drone no mercado até agora que possui não um, mas dois  computadores dedicados Cortex-A9 Linux de 1GHz. Há um no controle, e um a bordo do drone, que lida com todos os scripts de voo de alto nível, liberando o piloto automático de Solo de Pixhawk 2 para focar unicamente em manter o drone no ar. Esta configuração torna o drone incrivelmente confiável, pois há uma chance muito menor de um congelamento de firmware.

Em segundo lugar, você não encontrará uma câmera neste drone. Você precisará colocar sua própria GoPro para utilizá-lo e ela só é compatível com os modelos Hero 3, 3+ e 4. Obviamente, a desvantagem disso é que, se você ainda não possui uma GoPro, precisará comprar uma. E o ponto positivo? Você não ficará casado com a mesma câmera para sempre, e pode atualizar para um modelo melhor quando uma tecnologia mais atual se tornar disponível. E se você já tem uma GoPro à mão é realmente muito positivo.

A 3DR não apenas colocou uma montagem GoPro na parte inferior do drone – a empresa realmente trabalhou com a GoPro para construir uma integração personalizada. Uma vez que sua câmera está conectada, você pode controlar todas as suas configurações durante o voo diretamente do controlador 3DR. Os dois podem ser vendidos separadamente, mas eles trabalham juntos como um time.

Terceiro, esse drone pode voar como um morcego saindo do inferno. 3DR não se vangloria muito, mas Solo pode atingir mais de 55 MPH se você tirar as rodinhas de treinamento. Isso é 10 MPH mais rápido que o novo Phantom 4 da DJI, e é ainda mais rápido com um bom vento. Se você precisa de um drone que possa acompanhar um carro, moto, snowboard, mountain bike ou qualquer outra coisa que se movimente rápido, o 3DR Solo é uma escolha fantástica.

Os modos de voo autônomos do Solo, que incluem Selfie, Cable Cam, Orbit e Follow, são projetados para facilitar a obtenção de vídeo aéreo com aparência profissional. O drone controla  todo o vôo, o que permite que você se concentre unicamente em capturar a foto perfeita. O modo Cable Cam, por exemplo, permite que você escolha dois pontos diferentes para o drone voar, como se estivesse fixo em  um cabo invisível. Ao longo do caminho, você tem controle manual total sobre para onde a câmera está apontando. Há também o Orbit Mode, que diz ao drone para voar em um círculo amplo em torno do ponto de sua escolha; Siga-me, que é auto-explicativo; e até mesmo um modo de Selfie, no qual o drone irá focalizar a câmera em você+

Isso não é tudo. Além desses modos de voo autônomos, o drone 3DR Solo também possui vários modos de voo que fornecem aos pilotos avançados um controle manual completo (ou apenas ligeiramente assistido) sobre o voo do drone. Nós lhe pouparemos os detalhes cruéis de tudo isso – tudo o que você realmente precisa saber é que Solo basicamente oferece um conjunto completo de opções de voo. Ele tem tudo, desde controle manual totalmente irrestrito, até o vôo totalmente autônomo, com um toque de botão.

Ah, e se você está preocupado em bater e estragar sua GoPro, não fique. Se o 3DR Solo falhar a qualquer momento, e a culpa for do próprio drone (falha mecânica, não erro do piloto), a 3DR diz que substituirá o drone gratuitamente e lhe dará um voucher para comprar uma nova GoPro. Todos os dados de voo são registrados na caixa preta a bordo do Solo, portanto, qualquer mau funcionamento será registrado automaticamente para prova.

Drone 3DR Solo – Construção de qualidade e durabilidade

O Solo é um dos drones mais bem construídos que encontramos até agora. Os braços são muito fortes, os suportes são feitos de nylon reforçado com fibra de vidro e as pernas são rígidas com apenas um pouquinho de força para ajudá-los a se recuperar de aterrissagens duras. Eles também se projetam de tal forma que protegem o gimbal (e sua GoPro) de sofrerem um impacto durante um acidente.

Sabemos que esse drone aguenta pequenas batidas. Por quê? Porque nós inadvertidamente o derrubamos em árvores em mais de uma ocasião, e em todos os casos, o drone permaneceu intacto. Durante o primeiro incidente (um encontro com duas árvores), o drone quebrou todos os quatro hélices, mas não sofreu nenhum outro dano.

Drone 3DR Solo – Duração da bateria, alcance e tempo de carga

Drone 3DR Solo – duração da bateria

Quanto à bateria, a 3DR equipou este badboy com uma bateria de íons de lítio recarregável de 5.200 mAh 14.8Vdc, que supostamente lhe dá 25 minutos de tempo de voo sem a câmara, e cerca de 20 minutos com ela. Em nossos testes, descobrimos que essa estimativa de 20 minutos é na verdade um pouco modesta se você não pilotar o drone com cuidado. Conseguimos manter o nosso solo carregado no ar por quase 22 minutos, mantendo-o em um simples “hover”, mas quando você voa com um pouco mais de entusiasmo, você pode esperar de 15 a 18 minutos de tempo de voo . Depois disso, leva aproximadamente 1 hora e 35 minutos para recarregar cada bateria – por isso, é altamente recomendável comprar algumas delas se você planeja usar Solo para qualquer tipo de videografia séria.

Drone 3DR Solo – alcance máximo

Quanto ao alcance, Solo tem uma distância máxima de cerca de 800 metros. Isso definitivamente não é muito (menos da metade do que o Phantom 4 pode fazer), mas foi mais do que suficiente para as nossas necessidades. O drone se torna difícil de ser visto depois de cerca de 200 metros, mas o vídeo ao vivo de 720p HD permanecerá intacto no controle até a distância máxima. O feed fica instável e corta muito mais cedo quando há muitos obstáculos. A boa notícia é que, se você perder contato, o drone voltará automaticamente para sua posição inicial e você retomará o controle assim que ele voltar ao alcance.

Pilotagem, controle e autonomia

Quando se trata de voar, o Solo possui uma das experiências de pilotagem mais fáceis e diretas que já encontramos. Há duas razões para isso. Primeiro, o controlador foi construído a partir do zero para parecer, sentir e operar mais como um controlador de videogame, o que torna a pilotagem muito familiar e intuitiva para usuários que são novatos em aeronaves de hobby. Segundo, os numerosos modos de voo autônomo do drone permitem que você execute manobras que, de outra forma, exigiriam muita prática e habilidade.

Outras características do 3DR Solo

Vamos começar com o controlador. Ao contrário dos controladores tradicionais, que apresentam uma variedade estonteante de botões e interruptores, o Solo é despojado para o essencial. Existem dois joysticks para controlar roll, pitch, yaw e acceleration; um botão “Fly” para decolagem e pouso automatizados; um botão “Return to Home”; uma pequena tela para dados de bateria e telemetria e um botão para controlar o ângulo da câmera. Há também dois botões personalizáveis ​​que podem ser usados ​​para ativar modos de vôo autônomo como Cable Cam ou Orbit.

Todas as outras configurações e controles (incluindo as configurações da GoPro) são tratadas dentro do aplicativo móvel que acompanha, o que mantém a interface principal do controlador muito desobstruída e fácil de navegar.

Drone 3DR Solo – Modos de Voo

Os modos Cable Cam, Selfie e Follow foram muito simples de entender, mas nós honestamente tivemos um pouco de dificuldade para nos acostumarmos com o Orbit, e nós quase caímos no chão um punhado de vezes por causa disso. Em mais de uma ocasião, ajustamos o raio muito grande (e a altitude muito baixa), fazendo com que o drone voasse involuntariamente em um bosque de árvores próximas. Obviamente, este foi um exemplo perfeito de erro de piloto – mas mesmo que esses incidentes fossem completamente nossa culpa e totalmente evitáveis, ainda nos encontramos desejando que Solo tivesse alguma tecnologia que evitasse colisões.

Câmera, acessórios e capacidade de atualização

Como mencionado anteriormente, você terá que trazer sua própria câmera para este drone – mas o 3DR não o deixa totalmente seco. Solo vem com uma gama de diferentes acessórios para a sua GoPro – incluindo uma montagem fixa compatível com qualquer caixa GoPro, um amortecedor de vibrações, e se você desembolsar um extra de $ 299, um gimbal de três eixos para estabilização.

Drone 3DR Solo – Conclusão

Embora definitivamente não seja perfeito, os pontos positivos do drone 3DR Solo superam seus negativos. O drone em si é muito bem construído e confiável durante o vôo, a curva de aprendizado para pilotagem é bastante leve, e a nave é projetada para acomodar uma ampla gama de upgrades. A conectividade GPS e o alcance máximo poderiam ser melhores, mas esses problemas não são realmente um obstáculo à usabilidade, e os fantásticos modos de voo autônomos do drone 3DR solo fazem dele uma ótima máquina.

 

Inscreva-se hoje: Inscreva-se em nossa lista de leitores e receba novidades exclusivas.
Não se preocupe, jamais divulgaremos seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares